Uma vida para sempre - Simone Taietti


Nome:  Uma vida para sempre
Autor: Simone Taietti
Páginas: 347
Editora: Novo Século

Sinopse : Ethel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.
Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.
As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.
Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.
Quanto dura o para sempre?
Ethel descobriu.



Resenha : Quando comecei a ler esse livro, senti uma pequena dificuldade. A Ethel lê muitos livros da literatura brasileira, os famoso "Clássicos" e a escrita formal influência muito na sua fala, mas depois de umas páginas você logo se acostuma !
O livro é o diário de uma garota que possui um doença grave, e essa doença a impede de sentir dor e outras complicações. A Ethel foi adotada ainda criança e deve isso a sua vida estar quebrando todas as estatística para quem possui tal doença. Ela precisa fazer fisioterapia duas vezes por semana e por isso vai até o hospital da cidade vizinha, onde sua mãe leciona.
A sua mãe, é muito protetora, até por conta da doença, mas ela é um pouco protetora demais. Não deixa Ethel sair para trabalhar ou ir em festa, coisas que adolescentes de 17 anos fazem normalmente, então ela tem um pequeno número de amigos. Na verdade seus amigos são alguns pacientes do hospital. E foi nesse hospital que ela conheceu o Vitor, um garoto com leucemia que também está quebrando as estatísticas da doença.
Juntos eles descobrem quanto tempo dura um "para sempre". 
Esse livro me lembrou muito a culpa das estrelas, por que você espera que a história tenha um "final", mas acaba tendo outro . 
Sua mãe não desconfia de nada, nem dos amigos do hospital, nem de seu sentimento por Vitor.
O tempo passa as "mentiras" de Ethel se acabam e ela e a mãe acabam tendo uma briga horrível, o que a priva de ir até o hospital e ainda traz uma psicologa até a sua casa. Ethel não gosta de contar seus problemas para estranhos. Mas acaba despejando tudo para essa mulher que a conquistou e depois que descobre que ela gravou a conversa e mostrou para sua mãe, tudo voltou a ser o que era, paz entre as duas, as idas ao hospital e as visitas a Vitor.
Quando Ethel é surpreendida pela decisão de uma amiga, já idosa, fica sem chão. Sua amiga decide viajar o mundo para morrer. Ethel que era bem apegada a ela e sempre ia nas suas seções de hemodiálise, sente-se abandonada. Mas isso faz com que ela pense mais ainda sobre a morte. Ethel é uma garota que pensa muito sobre a morte e está se preparando para sua própria, mas fica com medo de como sua mãe ficará após a sua, por quando seu pai morreu, sua mãe demorou muito para reagir.
Com o decorrer da história eles se apaixonam, o que era inevitável, sua mãe não gosta nada, mas a deixa seguir a vida, Vitor piora a cada dia. Mas Ethel está sempre ao seu lado.
O fim desse livro, não me deixou a desejar, senti que a história foi completa e não houve buracos na história. O fim é lógico, é chorável, mas isso não tira a beleza do livro. Super recomendo.

Postar um comentário