Entrevista com a Li Mendi #1





Quando nasceu o seu amor pela leitura ? Quando seu interesse pelos livros lhe deu vontade de criar sua própria história ? Qual foi o seu primeiro livro escrito ? Foi publicado na internet ou impresso ?
Escrevo livros acho que desde os quatorze. Na época, não havia internet, nem blogs. Todas as estórias ficavam registradas em cadernos, que se perderam nas mudanças. Depois, a praticidade do Word me fez esquecer a letra bonita e comecei a imprimir e encadernar os livros. Os amigos curtiam e o ciclo era pequeno de leitores. Mas, felizmente, a internet lá por 2000, me trouxe um mundo de gente pra conhecer meus romances. É assustador ver mais de 10 mil visitas em um livro e mil downloads de outro... O processo solitário agora é dividido com centenas de pessoas.
Até eu terminar a faculdade de jornalismo, havia horas a fio pra gastar teclando. Depois, veio a faculdade de publicidade, a pós-graduação, o trabalho frenético como publicitária e pronto, me peguei com saudade de escrever. Nesse meio tempo, quero dizer, nesse zero tempo, consegui fazer o meu primeiro lançamento impresso: O amor está no quarto ao lado. Em 2012, veio "A verdadeira Bela" e estou muito feliz em ser autora da editora Highlands, onde já publiquei também Coração de Pelúcia e Alma Gêmea por Acaso. Agora, estou escrevendo um hot O Mestre do Amor.
Escrever sempre foi meu prazer, minha paixão, realização, tudo. O fascínio pelo mundo da fantasia se deu já nos primeiros anos de vida. Meus sonos eram embalados pelas incríveis aventuras narradas por meu pai, um excelente contador de fábulas.
Comecei com um pequeno projeto aqui na net, chamado Cada Casa um Caso. Era um hobby produzi-lo. As pessoas gostaram tanto e comentavam mensagens de incentivos que decidi continuar. Hoje, tenho vários livros disponíveis no meu site abertos e os leitores se reúnem em um grupo do Facebook para discuti-los. Os fóruns são acalorados e muito divertidos. Rio demais com as tiradas, fotos e debates.
Na última Bienal do RJ, encontrei muitos fãs que me abraçaram com carinho e contaram sobre a emoção de me ver e pegar o meu autógrafo. Isso é tão gratificante. São eles que me dão força pra continuar todas as madrugadas à dentro.


Qual (ais) seu (s) gênero (s) preferido (s) ?
Adoro Romance, principalmente quando tem humor. Eu gosto muito da complexidade de criação dos personagens de Machado de Assis, que cria personas problemáticas e maravilhosas. Aquilo é genial. O jeito de escrever da Sophia Kinsella com uma pegada de humor me influenciou demais e acredito que assistir muitos seriados americanos também me inspiram. A profundidade da redação da Clarice Lispector, Fernando Pessoa e outros grandes escritores também mexem comigo, quando preciso me inspirar.


Quando começou a escrever, teve total apoio da sua família ( pai, mãe, marido, namorado, companheiro, etc ) Quem foi a pessoa que mais te apoiou ?
Sim, minha família apoiou, mas, meu verdadeiro apoiador é meu marido. Ele me dá forças, palavras amigas de incentivo, ajuda a embalar os livros, vai às tardes de autógrafo. É super participante.


A descoberta do seu dom para a escrita, foi logo exposta a família ou você esperou um pouco para dar a "novidade" ?
Foi natural. Eles sempre me viram escrever e manifestar a vontade de publicar. Mas, como falei, meu marido quem participa mais hoje em dia, por morarmos juntos.



 Como faz quando tem um bloqueio e não consegue escrever por um tempo ( horas, dias ou semanas ) ?
Quando estou triste, com problemas, cansada ou qualquer fator que me desmotiva, eu tento escrever para ver se sai. Se não rola, eu simplesmente paro e deixo o tempo passar.



Postar um comentário