Entrevista com a Li Mendi #3




Se pudesse escolher entre ler e escrever durante um dia inteiro, qual seria a sua escolha?
Ler. Por mais que ame escrever, já faço bastante isso. Então, se você me desse um dia inteirinho free, eu ia querer uma cama bem fofinha com ar condicionado e um bom livro pra ficar
agarrada a ele de baixo do edredom. Afinal de contas, day off é day off e escrever já é quase uma profissão para mim, mesmo que não me dê uma remuneração fixa.



Deixe um recado para os jovens leitores.

Que se a pessoa tem um sonho, primeiro, corra atrás de realizá-lo e não espere resultados rápidos e grandes demais para não se frustrar e manter acesa a chama dos seus desejos. Caso contrário, vai parar logo nas primeiras frustrações.
Assim foi comigo. Um passo de cada vez. Atualmente, com um trabalho mais evoluído, recebo centenas de mensagens de pessoas desconhecidas para responder. Isso requer tempo e carinho. Pense nisso: seu trabalho não será só produzir algo, mas, atender a todos que gostarem dessa produção.
Mas, essa "quantidade" de milhares de fãs significa números lá no topo da fanpage. Números não compram livros e não mandam "parabéns pelo livro que li". Na maioria, as pessoas só querem baixar, ler e nunca vão interagir com o autor. Logo, 15% disso realmente é seu fã. O resto é número. Por isso, não encho o peito, nem fico orgulhosa com nada disso como se fosse uma garota metida.
O que muda minha vida são pessoas e as histórias delas particularmente. No fim do ano passado, recebi um email de uma leitora que havia descoberto uma doença grave e estava muito triste. Eu fiquei ali de coração na mão, olhando pra tela, me imaginando no lugar dela... Então, ela me disse que leu "Coração de Pelúcia" e que o livro a ensinou muito e que quando ela lê meus livros, esquece a dor, o destino e sorri.
Eu chorei como ela nem imagina. Isso sim é o valor de um trabalho. Não x mil seguidores numa rede social.
Sabe o que me move? Não é escrever história pra 8 mil pessoas do meu Facebook. É escrever pra alguém em algum lugar sorrir e esquecer seu problema.
Eu recebo um volume de mensagem via face, instagram, email e outras redes tão grande que não conseguem imaginar. Eu leio todos e respondo absolutamente todos. Só que preciso ser muito organizada para ter tempo para tudo, então, paro um dia na semana e faço isso. Dou todo o meu carinho. Porque eles são para mim alguém que levam um pedaço do meu coração para sempre.
Lido super tranquilamente, nada aumenta minha vaidade, nada mesmo. Continuo andando por aí de chinelo, livro de braço do braço, anonimamente sem qualquer superioridade na alma. Pelo contrário, eu acho que estou muito aquém do que esperam de mim.
Enfim, se você também curte escrever e quer dicas de como começar, acompanhe minha coluna Vida de Escritor, em http://blog.widbook.com/column/vida-de-escritor

Postar um comentário