Entrevista Ana Lemos #2

Quem foi a pessoa que mais te apoiou ? 
Uma grande amiga, que até hoje me acompanha e auxilia em tudo o que for preciso. 

Quando um jovem diz que não gosta de ler, qual o seu pensamento, pois você de certo modo, vive da venda de livros e se não leem, não compram. 
Sempre fico triste quando ouço uma criança, jovem ou adulto dizer que não gosta de ler, porque certamente essas pessoas não tem noção do quanto a leitura contribui para a nossa formação. Uma criança ou jovem que não possuem o hábito de ler dificilmente terão um bom português, ou, se tiverem, seu vocabulário nunca será tão rico como daquele que lê regularmente. Além disso a leitura ajuda na escrita e no desenvolvimento de textos, porque quando você está lendo, além do enredo da história, toda a construção gramatical daquele texto está gravada em sua memória. E o que se vê atualmente são pessoas que não sabem sequer escrever o português básico, que jamais teria aprovação em qualquer prova que tivesse a língua portuguesa como prova eliminatória. 

Que dica você dá para jovens escritores, que pretendem seguir carreira na literatura ? 
Acreditem no seu potencial, escrevam suas histórias e, se possível, utilizem o wattpad como forma de colocar o seu trabalho à vista, porque o melhor conselheiro do escritor é o seu leitor e lá você terá a 
opinião e também a crítica dos leitores durante o tempo todo, o que é muito construtivo. 

Qual a sua formação profissional ? Isso interferiu nos seus livros  (na história )? 
Eu sou formada e trabalho com o Direito desde adolescente. De certa forma interferiu, porque  minha primeira história tem um pouco do meio jurídico, já que o protagonista é um renomado advogado. 

Se pudesse escolher entre ler e escrever durante um dia inteiro, qual seria a sua escolha ? 
É difícil fazer essa escolha, porque são duas coisas de que gosto muito e também acredito que sempre tiro algum aprendizado de cada livro concluído, seja uma lição de vida, ou uma lição para quem quer ser escritor.  

Deixe um recado para os jovens leitores. 
Leiam, muito e sempre, porque a bagagem de cultura adquirida através dos livros é inestimável. Prestigiem os autores nacionais, porque ao contrário do que muita gente ainda pensa, nós temos autores excelentes, tão bons ou melhores do que muitos estrangeiros. Enfim, o mais importante de tudo é ler! 


Postar um comentário